segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sergipana Irma Barbosa Nova diretoria da Fenagtur toma posse


  •  
 e visa fortalecer categoria  
24/10 - 18:16
Por: Fernanda Xavier


A nova presidente Irma Barbosa, ao centro, com a nova diretoria da Fenagtur

Aconteceu nesta tarde (24/10), às 16h, na sede da Abav/RJ, a solenidade de posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) para o triênio 2011-2014. A nova presidente eleita, Irma Karla Barbosa, discursou entre os conselheiros efetivos e suplentes, que a apoiaram e mostraram que pretendem trabalhar em parceria. Ao falar em seus projetos durante sua gestão, Irma afirma que são vários.

"Um deles é tentar fazer com que a Federação tenha sede em Brasília, inclusive pretendo morar lá, pois dessa forma estarei ao lado das autoridades, a fim de mostrar a Fenagtur sempre presente. Além disso, quero fazer com que o nome do guia saia no Manifesto de Embarque, ou seja, que conste ali obrigatoriamente, com a finalidade de evitar as várias excursões clandestinas que têm pelo Brasil, com pessoas se entitulando profissionais sem ser. Isso é crime e deve ser punido. Há, ainda, a questão da Campanha Nacional, para dar mais apoio aos Sindicatos, já que a Federação só existe por causa deles e o Sindicato só existe devido aos associados. Apoiando os Sindicatos, eles estarão fortalecidos e, consequentemente, terão mais associados. Acredito que todos têm a ganhar com o fortalecimento da categoria", declara a presidente.

Ao falar sobre a sensação em assumir a presidência, Irma se mostra satisfeita e realizada. "É muito bom, pois era um desejo meu que veio a se realizar. Pretendo fazer um ótimo trabalho, assim como fiz em Sergipe", conta a presidente, que esteve à frente do Sindicato de Sergipe por cinco anos e dez meses. Durante esse período, Irma realizou um Congresso entre os guias de turismo que contou com, aproximadamente, 550 participantes. No entanto, não obteve o apoio do MTur. "Tivemos sucesso graças ao trade turístico e ao governo do Estado, que se empenharam para fazer dar certo o Congresso em Aracaju, pois sem a ajuda do MTur ficou tudo muito difícil. Este foi o único evento nesses 31 anos de Congressos de guias que o MTur não nos apoiou. Entretanto, mostramos força e, através de um trabalho em parceria do governo, do trade sergipano e de algumas prefeituras, conseguimos fazer dar certo. Foi um momento de união e força e isso fez muito bem para mim, pois organizar um congresso para essa quantidade de gente sem uma verba nacional, como era o nosso caso, é complicado".

Irma conta que, na época, o MTur alegou que estava realizando corte de despesas. "Vendo todo esse problema que aconteceu envolvendo o Ministério, é perceptível que a verdade era outra. Graças a Deus eu pude pagar os meus fornecedores e não depender do MTur. Acho, inclusive, que esse episódio uniu os guias, pois todos se sentiram mais próximos", diz a presidente, que ingressou na carreira turística há 20 anos. Irma começou fazendo um curso de Recepcionista de Turismo no Senac de Sergipe e, posteriormente, realizou o de Guia de Turismo. "Comecei a trabalhar na área e gostei. Sou formada em Comunicação Social, na Habilitação de Relações Públicas, além de também ser funcionária pública. Fico driblando meus dois empregos há bastante tempo, por puro amor à profissão de Guia. Costumo dizer que o turismo é como cachaça, pois vicia. Quem entra na área não consegue sair", diz.

A nova presidente não se cansa de lutar pelos direitos dos Guias, pois acredita que esta deve ser uma profissão mais valorizada, já que é a única do segmento de turismo que é regulamentada por lei. "Meu pleito junto ao Ministério e à toda sociedade brasileira é valorizar a atividade de guia de Turismo. A profissão é de nível técnico, mas muitos desses profissionais já são formados em uma ou duas faculdades, o que ajuda, pois faz a pessoa ter um conhecimento maior". A nova Tesoureira Suplente e conselheira do Pará, Iraneide Vilhena Barbosa, declarou apoio à Irma e vontade de selar união entre os conselheiros. "A Federação são todos os Sindicatos, ou seja, todos nós. Quando tenho alguma dúvida, ligo para a Irma, pois sempre achei ela muito esperta. Temos que nos ajudar sempre, trocando e-mails constantemente, nos telefonando em caso de dúvidas. A responsabilidade não é apenas da presidente, mas de todos os que

CURSO 24 HORAS

Início do código HTML Cursos 24 Horas -->


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


PlanetaBrasileiro

Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Verdadeiros é grandes Exelêcias na humanidade Exe: Moises Maomé Buda Jesus Cristo

Eu Linko