sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PRECAJU 2012

Márcio Garcez apresenta ‘Lambe-Sujo x Caboclinhos’ em Brasília

Márcio Garcez apresenta ‘Lambe-Sujo x Caboclinhos’ em Brasília

O folguedo é realizado todos os anos no segundo domingo de outubro na cidade histórica.

JornaldaCidade.Net

Sergipe será representada por meio do olhar delicado do fotógrafo Márcio Garcez. O artista foi buscar em Laranjeiras, distante 23 quilômetros de Aracaju, imagens de uma das maiores manifestações culturais do estado, a festa do ‘Lambe-Sujo x Caboclinho’. O folguedo é realizado todos os anos no segundo domingo de outubro na cidade histórica.

Márcio foi selecionado por mérito próprio, em edital nacional, com conceito ‘A’, pela Comissão Consultiva do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados em Brasília. Ele será o único fotógrafo profissional que terá direito a exposição individual. O trabalho foi escolhido para festejar o Mês da Consciência Negra, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, em Brasília.



A exibição acontece entre os dias 12 e 30 de novembro, na capital do Brasil e contará com aproximadamente 30 fotografias que mostrarão o folguedo 'Lambe-Sujo x Caboclinho’. “Meu trabalho sempre teve uma vertente cultural popular. O trabalho que irei levar é uma riqueza nossa, que é órfã de divulgação além fronteiras sergipanas. Agora seremos conhecidos em outro contexto”, ressalta Garcez. Mérito para Márcio Garcez e para Sergipe que exibirá para o Brasil, de forma positiva, uma das tantas riquezas da nossa cultura.

A Festa

O folguedo que acontece em Laranjeiras é uma representação da luta do negro escravo pela sua liberdade e a participação do índio catequizado na “caça” dos fugitivos em busca dos quilombos. As ruas coloniais e o patrimônio cultural material típico de um barroco português são o pano de fundo do cenário. Os atores e atrizes principais e coadjuvantes são a população local, filhos de Laranjeiras, residentes ou apreciadores apaixonados pela tradição que ocorre sempre no segundo domingo do mês de outubro desde o final do século
XIX.

Segundo o professor Dênio Santos Azevedo do departamento de Turismo UFS, Mestre e doutorando em Sociologia é este saber/fazer da comunidade laranjeirense que foi registrado nas lentes do fotógrafo Márcio Garcez.

“O que será apreciado é um teatro dos sentidos. Uma celebração de cores, sons e sabores em uma das mais impressionantes tradições do Nordeste brasileiro. Um evento que nos faz lembrar da importância da nossa história, do respeito ao patrimônio cultural brasileiro e um respeito as diferenças. Representações de um passado não tão distante para um presente multicultural, multifacetado, policromático e poliglota, mas que continua a não perceber na arte, um caminho para um mundo mais justo”, observa.

Márcio José Garcez Vieira

Nasceu em Aracaju (SE), em 14 de setembro de 1970. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe, foi presidente da Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia, tendo realizado a VI Semana Sergipana de Fotografia, em 1997. Vencedor IV Expocom / Intercom 97 na categoria fotografia artística com o trabalho ‘Ruídos’.

É membro da comissão de Fiscalização e Registro do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, ex-diretor de Comunicação e Eventos da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Sergipe. Foi eleito o Fotógrafo do Ano, pelo Jornal O Capital, em 1998, e pela Revista Aracaju Magazine, em 2004. Também foi vencedor do 20º Concurso Nacional de Fotografia Cidade Santa Maria (RS). Teve trabalho selecionado na 2ª Bienal da Une – ‘A Caminho da Luz’ e nas três versões do concurso de fotografias do
Festival de Inverno de Bonito (MS). Em 2005 foi contemplado pelo BNB de Cultura com o projeto ‘Senhor dos Passos em Todos os Passos’, catálogo fotográfico.

Em 2007 foi ganhador do 32º Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Educação.  É parceiro da FolhaPress (Agência de Notícias e Imagens do grupo Folha de São Paulo). Entre maio e setembro 2007, foi responsável pela documentação fotográfica das unidades e projetos da Petrobras Unidade Sergipe-Alagoas para criação do primeiro banco de imagem da unidade  e confecção de painéis para a sede da Petrobras/SE. Foi prestador de serviço da Prefeitura de Aracaju.

Em março de 2011, expôs fotos de caráter religioso na V Semana Cultural de Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ). Márcio Garcez também recebeu o prêmio do jornal O Capital, na categoria fotografia; participou da exposição coletiva ‘Moradias’, que aconteceu na Pinacoteca do Palácio Museu Olímpio Campo.

Compar

CURSO 24 HORAS

Início do código HTML Cursos 24 Horas -->


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


PlanetaBrasileiro

Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Verdadeiros é grandes Exelêcias na humanidade Exe: Moises Maomé Buda Jesus Cristo

Eu Linko