segunda-feira, 9 de julho de 2012

MUSEU DO HOMEM SERGIPANO


 
A instituição museológica foi criada em 1976 como órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (ProEx) da Universidade Federal de Sergipe por um grupo de professores do Departamento de Ciências, psicológicas, sociológicas e antropológicas(DCPSA), atual Departamento de Ciências Sociais, da UFS, com o nome inicial de Museu de Antropologia, cujo objetivo era difundir para o público geral as pesquisas que estavam sendo realizadas. No primeiro momento as pesquisas deram origem às exposições que abordavam as temáticas indígena, africana e da cultura popular tradicional, que funcionavam como exposições itinerantes em diversos lugares. Posteriormente o acervo foi transferido para uma sala cedida no prédio ocupado pelo Centro de Cultura e Arte (Cultart), da Universidade Federal de Sergipe, localizado na av. Ivo do Prado, com o nome de Sala de Cultura Popular, com exposições permanentes sobre a cultura popular tradicional, como madeira, palha e cerâmica. Em 1996, já com o nome Museu do Homem Sergipano ocupando o espaço da antiga Faculdade de Ciências Econômicas, localizado na praça Camerino. Em 2004 mudou-se para o prédio onde funcionou a antiga Faculdade de Serviço Social. O atual o edifício sede é um monumento representativo da arquitetura eclética do início do século XX, caracterizando um momento de desenvolvimento urbano capital da sergipana.
O prédio está inserido na área mapeada pelo Plano Diretor de Aracaju, como bem de interesse cultural. O monumento é de grande valor histórico e cultural e foi residência do Sr. Manuel Correia Dantas, personalidade política do Estado de Sergipe. È importante que estudos sejam realizados para posterior encaminhamento, visando possível tombamento.
O acervo do museu é constituído de objetos provenientes de escavações arqueológicas, e também doados por segmentos da sociedade sergipana. No momento faz-se necessário a sua ampliação.
Pesquisas realizadas por professores e alunos, integram ainda o acervo da instituição e são repassadas à comunidade através de exposições, seminários, entre outras atividades.

O museu desenvolve também atividades voltadas para o projeto educativo denominado, projeto Museu/Escola, trabalhando com temas variados. Estes projetos abrigam as ações de monitorias nas visitas guiadas, e nos projetos: Museu é o Palco e Museu Também é Lugar de Criança.

O MUHSE participa todos os anos da Semana Nacional de Museus em comemoração ao “Dia Internacional do Museu”, evento promovido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM e pelo Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM, realizado no mês de maio; e da “Primavera dos Museus, realizada no mês e setembro, também promovido pelo IBRAM.

Independente destas atividades que são de caráter nacional, o MUHSE mantém a sua programação anual com exposições, cursos, seminários, palestras e outras atividades do ponto de vista das atividades internas, as mesmas estão associadas aos projetos Documentação e Memória (inventário, registro de acervo e pesquisa sobre o acervo e as exposições), organização de arquivos e, Restauração e Preservação da Herança Cultural.

A instituição é imprescindível para os estudantes procurando atender demandas dos cursos de: história, ciências sociais, museologia, arqueologia, entre outros. Além de estudantes do ensino básico de escolas públicas e privadas.
Entretanto, o museu encontra-se fechado desde o mês de maio de 2011 e até o momento sem previsão para iniciar as obras de reforma e restauração da edificação e do acervo. Sendo assim, a situação é de muita preocupação, o prédio está em estado avançado de degradação. Dessa forma, impossibilita criar mecanismos de preservação, uma vez que é preciso, o mais breve possível, a sua recuperação total.
Diante do exposto, a Comissão em Defesa do Museu do Homem Sergipano, grupo constituído por discentes do Curso de História da UFS, já manteve contato com o PROEX solicitando informações acerca da contratação de profissionais da área de arquitetura e restauro para elaboração de projetos de restauração, no sentido de que a execução seja iniciada urgentemente, a fim de devolver a comunidade em geral o espaço cultural da extroversão da cultura acadêmica produzida pelos docentes e discentes da Universidade Federal de Sergipe. No momento encontra-se em processo de elaboração dos projetos visando a restauração do monumento histórico e cultural. Está previsto para o mês de julho a entrega do projeto arquitetônico e layout de responsabilidade da arquiteta Juliana Brandão. Também serão elaborados os projetos: elétrico, hidráulico e luminotécnico. Ao final, será adaptado o projeto museográfico e expográfico.
A Comissão em Defesa do Museu do Homem Sergipano foi convidada através das ilustríssimas professoras Maria da Conceição Vasconcelos (PROEX) e Verônica Nunes Diretora do MUHSE, no sentido de colaborar com sugestões de novos temas de pesquisa que serão incorporadas ao acervo da instituição, já que é um momento importante para que os estudantes da UFS colaborem com sugestões, indicando temas que possam subsidiar as pesquisas. Diante disso, a comissão agradece as citadas professoras pelo apoio, compreensão e colaboração.
           
Marcos Paulo Carvalho Lima
Crécia Maria Andrade
                                                                                                                                                                                      
COMISSÃO EM DEFESA DO MUSEU DO HOMEM SERGIPANO
Departamento de História/Universidade Federal de Sergipe

CURSO 24 HORAS

Início do código HTML Cursos 24 Horas -->


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


PlanetaBrasileiro

Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Verdadeiros é grandes Exelêcias na humanidade Exe: Moises Maomé Buda Jesus Cristo

Eu Linko