quarta-feira, 7 de novembro de 2012

AVENTURA- ABORDO DE UM CITROEN -O VOVÔ DO AUTOMOBILISMO






"DIVAGAR SE CHEGA  AO LONGE
QUEM CORRE MUITO LOGO CANSA "
Diz o dito Popular


O casal de jovens   (Luiz Casamento e a Bióloga -Catalina Rossi, ambos artersan
Partiram   dia 27 de agosto da cidade de  Cordová  -Argentina , para uma Grande aventura entre Estados Brasileiros e países do cone Sul, cujo destino é chegar ao Equador, viajaram  6.000. km  aproximadamente  8 meses de viagem, a uma velocidade de mais ou menos 60 km h. (abordo  do Antigo veiculo marca CITROEN). dos anos 40

  .
Segundo o Casal de Artesan. Já estiveram em vários estados brasileiros entrando pelo  Rio Grande do Sul,  Santa Catarina, Curitiba,  em São Paulo o qual por questão  de  segurança é do baixo rendimento de velocidade do nosso  vovô automotivo , preferimos  transitar pela  baixada santista para não correr  riscos entre  potentes  veículos do traumático transito de  SP.

Rio de Janeiro, durante o tempo em estivemos por lá, nem parece que  é este inferno todo que assistimos pela Tevê,-
Vitoria do Espirito Santo-Vila Velha, que maravilha, pessoas  Acolhedoras.
 Belo Horizonte legal.
Salvador; Belezas naturais de fazer inveja a qualquer lugar, porem uma população que parece estar a abandonada pelo poder publico, a desigualdade  social é muito grande:  apesar da riqueza cultural e dos majestosos  imponentes arranha-céu.
 . Aracaju: goste da forma como o povo se comporta com agente, pretendemos passar aqui dez dias, e seguir viagem  em nosso pré-histórico  Citrem o vovô .
Nossa próxima´  parada é  cidade de Recife, em seguida, iremos a Belém do pará-Venezuela, colômbia-Peru- Bolívia, com  destino  ao Equador.
Texto  e fotos
Edson Araujo




(o primeiro veículo com tração dianteira do mundo; o 2CV, modelo que popularizou o automóvel na Europa; e o DS, que ficou conhecido pelo seu estilo inovador. o “dedeuche”, como era carinhosamente chamado em seu país natal, A França)
webmotots

 


QUADRILHA- ABUSADOS DA ROÇA


 
¹Marcos Paulo Carvalho Lima

Todo tipo de manifestação, seja ela religiosa ou artística, merece atenção por representar algum tipo de cultura, sobretudo, identificando um povo e/ou uma localidade.
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma manifestação da cultura popular tradicional, oriunda da cultura europeia, são danças típicas das festas juninas, dançada principalmente, na região Nordeste do Brasil.
Sua origem é de danças populares antigas de áreas rurais da França e da Inglaterra. No Brasil, foi inserida precisamente no Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XIX, provavelmente pela elite imperial. Durante o período Império, a quadrilha era uma das danças mais cobiçadas para abrir os bailes da Corte, se tornando popular e atingindo os locais de festas e animações do povo, onde as danças eram adaptadas para a cultura local, dando-lhe novas características e nomes regionais.
Nos dias atuais existem quadrilhas estilizadas que se apresentam como uma nova forma de expressão junina. Os grupos se organizam com novos perfis, diferentes dos formatos das quadrilhas tradicionais, e com coreografias próprias.
*No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música, aos fogos de artifícios e à comida da Região. Como as coreografias eram indicadas em francês, o povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês,que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina.
Em Sergipe a maioria delas foram fundadas há cerca de quarenta anos, sendo a Século XX uma das mais antigas, fundada em 1964.No presente diálogo, trataremos a “Abusados da Roça”, quadrilha junina, tendo como título tema para o ano de 2013, O“Sentido da Vida”.
A brincadeira surgiu no ano de 1992, como forma de alegrar o São João, que de forma a contagiar os brincantes, no ano seguinte efetuaram a sua inscrição na Liga das Quadrilhas. Marcelia Meneses dos Santos, era a responsável, e contava com 24 pares.  Hoje com mais de 50 participantes, dos dançantes aos produtores.
Temas como Asa Branca e Cangaceiros, permitiram-lhes conquistar alguns troféus. No ano de 2002, por falta de recursos financeiros, a presidente se afastou, cedendo lugar para Edmilson Santos França seu marcador e responsável, (atual Presidente da Abusados),com essa mudança, ganha o nome de Abusados Da Roça. Todos os anos no mês de outubro iniciam os ensaios para o ano seguinte, como ocorrem com outras quadrilhas do Estado.
**O Sentido da Vida: No sertão nordestino, muitas pessoas buscam responder ao questionamento: Porque nossa vida é assim tão sofrida? A “geografia” tenta explicar que é devido à localização e seus terrenos altos que impedem a passagem das frentes frias. No entanto, neste mesmo lugar, todos os anos lá pelo mês de março surge um alento, que vira e mexe não ocorre com frequência, o pai de Jesus Cristo roga a seu filho uma chuva, para este povo tão sofrido poder plantar milho e feijão, como também aguar o solo e nascer alimentos para o seu já desfalecido gado. Deus, sendo o pai verdadeiro, atende ao pedido deste Santo que tão bem cuidou de seu filho e faz com que o verde apareça neste chão árido de vegetal e de compreensão política.
Chega o mês da colheita e o povo brasileiro (sertanejo) feliz, vê que a sua vida deve ser de louvação ao divino e não aos homens públicos (políticos) que fazem dos prejuízos da seca um trampolim para o poder.Este mesmo brasileiro esquecido e tão justo a Deus e aos Santos que trataram de pedir paz, a umidificação do solo, chegaà conclusão de que sua vida só faz sentido ofertando um mês inteiro a estes salvadores de suas dores e feridas. Oferece-lhes o mês junino, o São João do Povo, para o povo se sentir lembrado e consagrar com danças, comidas, rezas e crendices o prazer de viver de modo simples, porém, com uma alegria de unir o seu genuíno amor por seus valores culturais que lhe dão a certeza de sua brasilidade, nordestina e sergipanamente essencial.

¹Graduando em História pela Universidade Federal de  Sergipe
(Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Religiosidade/GPCIR/UFS/CNPq)
Pós-graduando em Ensino para as Igualdades nas Relações Étnico-Raciais
Faculdade São Luís de França

*GASPAR, Lúcia. Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, Quadrilha Junina.

**Alex Chagas e Edmilson França
Tema ano 2013, Texto Abusados da Roça, 2012.

FONTES CONSULTADAS: LIMA, Marcos Paulo Carvalho. Quadrilha Junina Como Patrimônio Cultural Imaterial. Canalr5blog.blogspot.com, 2011 e www.divirta.se.gov.br, disponível em 15 de fevereiro de 2011.
FRANÇA, Edmilson Santos. Presidente da Abusados da Roça, 2012.
Gaspar, Lúcia. Quadrilha Junina. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 05/11/2012.







CURSO 24 HORAS

Início do código HTML Cursos 24 Horas -->


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


PlanetaBrasileiro

Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Verdadeiros é grandes Exelêcias na humanidade Exe: Moises Maomé Buda Jesus Cristo

Eu Linko