sábado, 19 de outubro de 2013

SINDICATO DOS JORNALISTAS -SINJOR- CEDE PRÓPRIA


Um ato histórico para a categoria dos jornalistas sergipanos foi protagonizado pelo governador em exercício, Jackson Barreto, ao oficializar a cessão de uso de um imóvel que sediará o Sindicato dos Jornalistas (Sindijor), através de comodato, previamente estabelecido com um prazo de 20 anos. O ato ocorreu no Palácio de Veraneio, reunindo autoridades e representantes da imprensa.
“Este é o cumprimento de uma promessa que fiz no dia 20 de setembro, quando da posse dessa nova diretoria, ao novo presidente, jornalista Paulo Sousa, que afirmou ser essa sua tarefa número um”, lembrou o governador, ao fazer referência à data do presente ato, 17 de outubro. “Nesta data, também quero prestar uma homenagem aos camaradas, afinal de contas, 17 de outubro, é data da Revolução Russa, de onde Lênin nos deixou belas lições de formação política”, contextualizou.
Exemplo de Dignidade
O governador fez questão de registrar o que ele definiu como um “exemplo de dignidade”, referindo-se ao ato efetivado pela diretoria do Sindicato dos Professores da Educação Particular de Sergipe (Sinpro-SE), que devolveu ao Estado a casa onde funcionou desde 1975, que fora cedida pelo então governador Lourival Baptista. “Estamos aqui com uma escritura em nome do Sindicato dos Professores da Rede Particular, e ve
jam que ninguém no Governo iria lembrar desse registro. Este é um exemplo de dignidade, seriedade e honradez da professora Ivone Mendonça, secretária Geral, da presidente Rainilda Pereira, e dos demais dirigentes do sindicato”, registrou o governador.
Graças a esse gesto, segundo Jackson Barreto, foi possível atender ao pleito dos jornalistas. “Graças a esse gesto de dignidade do Sindicato dos Professores é que foi possível atender ao pleito de uma categoria importante, decisiva na redemocratização e fundamental para a manutenção da democracia neste país. Este é um gesto que fazemos compreendendo o papel da imprensa, o papel dos jornalistas e com a convicção que democracia neste país só pode existir com uma imprensa livre, aberta e com o respeito ao profissional da informação”, destacou Jackson.
Reconhecimento
A presidente do Sinpro, professora Rainilda Pereira externou a sua alegria em proporcionar o ato. “Estamos aqui para fazer, com muita satisfação, a devolução de uma sede que temos praticamente há mais de 40 anos”, afirmou. Já a professora Ivone Mendonça, além de contar detalhes da operação que, a partir da aquisição de um novo imóvel pelo sindicato, proporcionou a devolução da antiga sede, destacou a importância da homenagem prestada aos jornalistas.
“O jornalista é a sentinela da democracia. Coube ao destino fazer com que vossa excelência, no atual mandato, receba de nossas mãos a sede que tanto nos serviu. Temos a honra de devolver a chave deste imóvel a um governador que é o arauto das causas populares e o repassará a uma categoria que representa muito na defesa dos interesses da população e dos ideais democráticos. Onde houver imprensa, a democracia estará presente”, frisou a professora, dirigindo-se ao governador e agradecendo ao Governo do Estado pelo uso do imóvel, em regime de usufruto, por mais de 40 anos.
Dia Histórico
Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Sousa, reiterou que este é um dia de comemoração para todos da categoria. “Estamos concretizando um sonho de 37 anos. Vários presidentes tentaram concretizá-lo mas, por diversas razões, não conseguiram. A nossa gratidão ao governador Jackson Barreto que atendeu ao nosso pedido de imediato fazendo com que o sonho dessa nova diretoria, e de todos os jornalistas, fosse concretizado. Esta é uma conquista histórica para nossa categoria e para nossa entidade que sempre busca se empenhar no fortalecimento da democracia e dos interesses da sociedade”, declarou.
“Além de mais conforto, a nova sede vai nos proporcionar atrair os jornalistas numa estrutura que permita acessibilidade, coisa que não temos na atual sede à rua Itabaianinha, além da comodidade em estar situada numa área onde se pode estacionar e está situada no Centro”, enumerou Paulo Sousa.
O imóvel alvo da ação situa-se na rua Maruim, 767 (esquina com a avenida Gonçalo Prado Rollemberg), no Centro, está cedido para o comodato em um período de 20 anos. De acordo com a direção do Sindijor, através de uma intervenção dos parlamentares estaduais, será solicitada  a cessão permanente do imóvel, configurando-se assim a primeira sede própria do sindicato que foi fundado em 1977.
Participaram da solenidade o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, o secretário de Estado da Agricultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Macêdo Sobral, o vereador da capital, Robson Viana, além de outros secretários de Estado, dirigentes de órgãos da administração estadual, representantes e profissionais dos diversos segmentos da imprensa sergipana.
O Sindijor
Criado em julho de 1977, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Sergipe – SINDIJOR/SE é uma associação constituída para defender e representar legalmente os jornalistas profissionais nas atividades especificadas na legislação que regulamenta o exercício profissional, no estado de Sergipe.
A representação da categoria profissional abrange não só os empregados das empresas jornalísticas, como também os aposentados e empregados em empresas não jornalísticas, órgãos públicos, escolas de jornalismo e os profissionais autônomos, com registro profissional, e no exercício de atividades previstas na legislação que regulamenta a profissão de jornalista.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Sergipe tem por finalidade melhorar as condições de trabalho e renda, cultura, vida e saúde dos seus representados; buscar a democratização da informação e a preservação da verdade; defender a independência e autonomia da representação sindical; atuar na manutenção, na defesa e no aperfeiçoamento das instituições democráticas e dos direitos humanos.

Enviado pela Secom do Governo do Estado
Foto: Marcelle Cristinne/ASN
Edson Araujo




 




CURSO 24 HORAS

Início do código HTML Cursos 24 Horas -->


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site



Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas


PlanetaBrasileiro

Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Verdadeiros é grandes Exelêcias na humanidade Exe: Moises Maomé Buda Jesus Cristo

Eu Linko