sábado, 30 de abril de 2011

SOFISE 40 ANOS DE MUSICAS CLÁSICAS



A SOFISE Sociedade Filarmônica de Sergipe è assim:  sua diretoria acredita no poder do link musical clássico como elemento democrático de união social, a musíca  juda-nos na superação de barreiras que antes pareciam  intransponíveis.
Ha 40 anos o Prof. Leozírio Guimarães de saudosa memoria,Fundava a sociedade Filarmônica de Sergipe com o ideal de formar músicos para o estado e melhorar consequetemente o nivel educacíonal de nosso povo.
Nesses anos de convivência, aprendemos a admirar o seu valioso trabalho e juntamente com sua diretoria administramos  a SOFISE na serteza de que os frutos destes trabalho,seriam um prêmio a oferecer a nosssa juventude,Hoje a SOFISE chegou aos 40 anos.Sua diretoria cuidadosamente preparou uma programação para cantar os seus parabéns,constando de musíca de ação de graças,recitais e concertos.
para participar desses eventos,temos a satisfação de convidar V.Senhoria e família.
Cordialmente
A Diretoria
Aracaju,07 de abril de 2011

Ajudar o sergipano a aprender uma linquagem em que todos se comunicam com o coração, alma e sentimento musical

29/04/ a 10 de Junho 2011 Maria Olga de Andrade e Ilda Maria, as Quardiães da Musica clássica, comemora os 40 anos de fundação da Sociedade Filarmônica de Sergipe, início da cerimônia de aniversário com apresentação: Iris Gular-e Francine Reis: Violino e Piano, as duas intérpretes da cidade de Poços de Caldas M G.
Durante os três meses seguintes haverá intensa programação repleto de novidades da musica clássica, com participação de personalidades musical de vários estados.


















































D


(079) 9996 6132 / 81048784
E-mail   edsonjornalistaj@gmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SESC, ESPOSIÇÃO FOTOGRAFICA "O CORPO E SEUS SÍMBOLOS"

EXPOSIÇÃO:
18/04 a 21/05 
SESC   Rua  Vila Cristina Aracaju-Se











Professor é ator artista Fotografíco Cesar Leite


PERÍODO SUGERIDO  PARA 

1.      APRESENTAÇÃO:
O corpo é o inconsciente visível,”  afirmava Wilhelm Reich.
O corpo é nossa memória mais arcaica. Nele nada é esquecido. Cada acontecimento vivido, particularmente na primeira infância e também na vida adulta, deixa no corpo sua  marca profunda. O corpo grita, agita, chora, rir, sente e se emociona. Expressões misteriosa e não verbal de comunicação.
O seu corpo é um espelho revelador do seu inconsciente, é a projeção da sua mente. Ele mostra através de gestos inconsciente, algo que estamos sentindo, ou mesmo tentando esconder ou disfarçar e não queremos falar.
Como artista não poderia deixar de me apaixonar e me influenciar  pela perfeição dessa maquina fantástica criada a imagem e semelhança de Deus.
Com 25 fotos esta abordagem se dirige ao homem em sua inteireza.
Sendo professor há quase trinta anos, trabalhando com a educação física, através do movimento, passei a refletir como a linguagem corporal é universal e cada movimento pode ser visto e interpretado de varias formas e significados.  O contato todos os dias com meus alunos me inspirou a registrar em fotos todo esse universo, essa riqueza de matéria prima, todos os dias me mostrando o quanto somos seres especiais.
Cada foto foi tirada com a minha direção, mas a espontaneidade e a naturalidade de cada um desses personagens que fazem parte desta mostra.
Tenho certeza que ao olhar cada uma dessas fotos ira de alguma maneira lhes reportar ou transmitir alguma sensação ou irá mexer com a sua memória corporal. Portanto quando tocamos um corpo, não devemos esquecer que tocamos uma pessoa com toda a sua história, com seus desejos e medos.



2.      JUSTIFICATIVA:
Através da linguagem silenciosa da comunicação não verbal chamar a atenção das pessoas, dos jovens em especial, que o nosso corpo é nosso templo sagrado, e que devemos cuidar e mante-lo sempre saudável e com certeza a nossa qualidade de vida será bem melhor. Muitas vezes quando abusamos dele não observamos ou não temos a sensibilidade de escutar o nosso corpo. Para alguns de nós, a pergunta vem do corpo e as  respostas  estão no corpo.
Usamos como modelo  os alunos da “ Escola de Ensino Fundamental Professor Acrisio Cruz,” o convívio diário deles com essa experiência foi muito importante no sentido de  aguçar  a  conscientização corporal e a melhoria da auto estima, da importância deles na sociedade.
Com certeza essa mostra irá despertar as mais profundas reflexões sobre a nossa essência, como afirmavam os antigos terapeutas, não podemos separar o que a própria vida uniu: O corpo, a alma e o espírito.

3.      OBJETIVO GERAL
Ilustrar e convidar o público em geral para ver, conhecer, refletir e escutar nosso corpo como instrumento de arte, “não separando o que a própria vida uniu: o corpo, a alma e o espírito.”

4.      OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Obter através das fotos uma consciência maior do nosso corpo
·         Construir uma relação com a linguagem silenciosa da comunicação não verbal.
·         Utilizar o corpo e seus símbolos que são visíveis em busca do invisível.
·         Identificar o corpo como instrumento de arte.
·         Distinguir as diversas linguagens corporais.




5.      METODOLOGIA

Contará de exposição das  fotos explorando o corpo como instrumento artístico.
Palestra sobre o tema da exposição.
Uma oficina prática de expressão corporal.
Slide das fotos e depoimento do expositor




6.      ANEXOS



                            FOTOGRAFIA

Fotografia, é essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépse. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell.
Desta forma, a fotografia, à  medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, devera ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência eternizar um momento em uma imagem.
Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular.
O fotografo recria o mundo externo através da realidade estética.’
Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia só vem para acrescentar, pode ser ou não arte, tudo depende do contexto, do momento,dos ícones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertório e sentimento.
Testo e Fotos Cesar Leite 

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