quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Importância do “Olhar Habilidoso”



A Importância do “Olhar Habilidoso”

A forma de pertencimento, da ação e interação, nos torna capaz de nos situar, encontrar a nossa personalidade e posicionamento. Não por imposição, mas, por despertarmos, através de diálogos e manifestações, que nos ligam a pessoas com as quais compartilhamos da mesma cultura.
A habilidade da leitura e interpretação dos objetos e fenômenos culturais amplia a nossa capacidade de ver e compreender o mundo. Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a ler e traduzir.
Uma canção folclórica, por exemplo,  não pode ser tocada mais ela está cheia de sentimentos, referências culturais e identitários, remetem ao passado para o  presente ao mesmo tempo.
O olhar nada mais é que o resultado de uma empreitada de desvendamento de quem lê o mundo através da cultura, aqui pensada no sentido antropológico, como uma lente através da qual o homem atribui sentido às coisas e a si próprio, como sugere Roque de Barros Laraia. E aqui nos encontramos frente a frente com alguns desafios. Olhar o mundo através da Antropologia, é um duplo exercício: primeiro porque exige o reconhecimento das universidades e singularidades do ser humano, segundo, porque, não há possibilidade maior de nos revemos, que através do outro. Mas relativizar, desenvolver um olhar relativizador não é um ato religioso ou ideológico, apesar de exigir fé e convicção. É antes de tudo uma postura ética/conceitual, que se recusa descontextualizar as ações e os gestos do homem, mesmo que reconhecendo invariáveis de seu comportamento por acreditar que tudo é mais uma questão de posição e de relações. Assim é o olhar do antropólogo. A superação da contemplação anestesiada do mundo, mas também a superação do centramento excludente em suas próprias verdades.( BARROS, José Márcio, 2 ou 3 questões sobre o olhar).





Falando Sobre Algo
 
Dentro dessa linha de pensamento, cito a pesquisa feita por Clifford Geertz. Em: Briga de Galos/Bali. Para quem nunca ouviu falar e/ou nunca leu, peço desculpa, porém, serve como incentivo para que procurem.  Não para ser um estudioso a altura, mas sim, por dá ênfase a questão da interpretação, abdicando dos próprios conceitos, e procurar entender e compreender a razão das diversas culturas, diferentes do mundo no qual faz parte.
Um estudo minucioso e bastante enriquecedor feito por Geertz, adentrando sobre a vida dos balineses em todos os aspectos, guiado por um símbolo cultural.
Inquestionável a referência que a briga de galos tem para o povo de Bali, tendo a própria como parte do seu Patrimônio Cultural: material, como o local onde é realizado o combate e toda sua conjuntura tangível e o imaterial que é o sentido atribuído para aquela prática que tem os galos como protagonistas e os seus donos que se vêem no próprio animal.
Observo a pesquisa feita por Geertz como uma leitura sobre o povo de Bali, leitura essa concernente a um símbolo que é a Briga de Galos, a questão de olhar e ler o que  lhe o atrai. Foi à missão de Geertz, que se debruçou sobre a disputa entre galos, sendo em Bali, evento inerente a todo contexto social, os modos como os balineses se relacionam com os galos, tendo essa prática cultural como sua cultura identitária.
Os balineses com muita honra têm a Briga de Galos como uma grande e significante atração coletiva, perpetuando essa tradição, mantendo viva a cultura espelho de sua sociedade, a cultura que referencia seu povo.  
Diante disso, vejo a importância de prestarmos à atenção para aquilo que nos chama, seja lá qual for à razão, aprender a ler e decodificar, não é necessário título para isso, é preciso aguçar a capacidade de observação, respeitando sempre a cultura do outro, para que a nossa também seja respeitada.

MARCOS PAULO CARVALHO  LIMA
Graduando em História
Universidade Federal de Sergipe

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